A gentrificação é um fenômeno urbano que vem reconfigurando muitas regiões em diversas cidades no mundo. Ela acontece principalmente em áreas consideradas degradadas, que sofrem processos de intervenção urbana e consequente valorização imobiliária, o que normalmente resulta na substituição da população ou do uso que tinha o local. Intervenções essas justificada pela ideia de decadência ou deterioração e que estão, quase sempre, preocupadas em atender às demandas da iniciativa privada e do mercado imobiliário. Esse processo gentrificador, não só “expulsa” os habitantes originais desses lugares como também os transforma em espaços homogeneizados, apagando suas características tradicionais em prol de uma padronização estética. Sob o efeito desse processo, regiões em diferentes estados ou países passam a ter a mesma aparência, perdendo boa parte de suas referências culturais. 

 

O trabalho “Construir, Destruir, Reconstruir” consiste em série de fotografias Polaroid, modificadas através de um processo artesanal que, com água quente, retira a emulsão fotográfica da película original. A imagem, que ganha textura similar a de uma membrana é então transferida manualmente para uma nova superfície, o papel cartão, ganhando nova forma e textura. São fotografias das fachadas de habitações situadas em lugares impactados pelo processo de gentricação. Ao operar diretamente sobre o material fotográfico, busco resignificar o aspecto documental que as imagens originais possuem e criar novas possibilidades poéticas de interpretação.

 

Trata-se de um trabalho em andamento, que até o presente momento conta com cerca de 40 imagens, produzidas nas regiões de Montparnasse, em Paris; no bairro de Barceloneta, em Barcelona, na área de Stratford, em Londres, que abriga o estádio Olímpico Queen Elizabeth; na região de La Condesa, na Cidade do México; na Zona Portuária do Rio de Janeiro, região que abriga o polêmico “Porto Maravilha” e no entorno do Elevado Presidente Costa e Silva, mais conhecido como “Minhocão”.  

© João Paulo Racy - 2021

  • Instagram
  • Vimeo